10 dicas de compras pela Internet

10 dicas de compras pela Internet com segurança e economia

O e-commerce brasileiro cresce cada vez mais, impulsionado por promoções (Black Friday), preços mais baixos que nas lojas físicas e pela comodidade. Porém, é preciso atenção para evitar dor de cabeça futura e ter uma boa experiência de compra.

Confira 10 dicas de compras pela Internet:

1. Verifique se a loja é confiável, simplesmente digitando no Google: “nome da loja” é confiável? E leia as recomendações dos consumidores da loja. Sites ruins geralmente são campeões de reclamações.

2. Pesquise se a loja oferece cupons de desconto, fazendo uma varredura em mecanismos de busca. Mesmo que um produto esteja mais barato, com o código, o preço cai mais.

3. Antes de finalizar a compra, veja se o navegador possui um cadeado no rodapé e se na url (endereço que você digita no navegador) aparece https ou invés de http, o que significa que você está entrando em um ambiente seguro.

4. Desconfie de preço muito abaixo da média que é oferecido pelo mercado. Ele pode ser falsificado ou estar com validade vencida ou prestes a expirar.

5. Veja se a loja é atuante nas redes sociais (twitter, facebook, instagram). Existem muitas lojas “presentes” nas redes sociais, mas que ignoram as mensagens de usuários. Em contrapartida, existem outras que respondem quase instantaneamente sua dúvida.

6. Não delete os e-mails recebidos após sua confirmação de compra. Eles são documentos, caso ocorra qualquer problema, você tem como comprovar.

7. Pagamentos por boleto bancário geralmente tem desconto de 10%.

8. Caso tenha alguma demora na entrega, entre em contato com a loja pelo sac ou redes sociais e se nada for feito a respeito, abra uma reclamação no Reclame Aqui.

9. Se recebeu o produto e não ficou satisfeito, você tem pela Lei 8078/90 (Código de Defesa ao Consumidor – artigo 49) até 7 dias úteis após o recebimento do produto para solicitar a troca. A loja vai encaminhar no seu e-mail um Código de Autorização de Postagem (e-ticket) para despachar nos Correios o que você deseja devolver.

10. Você pode pedir reembolso, trocar por outro produto ou ganhar créditos na loja. Lembrando que após o reenvio, o produto será analisado para ver se sua reclamação procede, caso contrário, será reenviado.

Com precaução, a Internet oferece muitas vantagens, ainda mais hoje em dia que nosso tempo é tão escasso. Boas compras!

lucila.kawai

Publicitária, pós-graduada em Gestão de Marketing e especialista em Marketing Digital

4 comentários “10 dicas de compras pela Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *