Instagram VS Snapchat: A briga pela audiência


posts_blog_adi

 
Na última terça-feira, dia 02/08, o Instagram lançou um recurso já bem conhecido pelos usuários do Snapchat. Agora, a pessoa pode postar fotos ou vídeos para todos ou alguém específico e os mesmos ficam temporariamente publicados: 24h.

Todo mundo percebeu a cópia descarada, mas a nova utilidade está agradando, visto que muitos ainda não usam o Snapchat, que se tornou uma ameaça para a turma do Zuckerberg. Com essa nova funcionalidade, é possível verificar quem visualizou suas atualizações e conhecer quem é o seu público-alvo, podendo então, mensurar e bolar novas estratégias de publicação.

Primeiramente, o Facebook comprou o Instagram ao perceber o crescimento exponencial do aplicativo e a diminuição de tempo gasto na plataforma do Facebook. Os jovens dos EUA, começaram a abandonar o FB para usar outros meios, como Instagram ou Whatsapp, aplicativos que acreditavam ter maior privacidade e controle de quem visualiza seu conteúdo. Veio a nova onda, com a explosão do Snapchat. Cansados das poses e filtros do Instagram, o aplicativo se popularizou pelo jeito mais espontâneo e pela possibilidade de mostrar mais a vida real, além dos filtros lúdicos, que traziam diversão.

O Facebook tentou comprar o Snapchat por 3 bilhões de dólares, mais que o dobro que pagou pelo Instagram, mas teve a oferta recusada. Hoje, o Snapchat vale 19 bilhões e entrou na mira do FB. Agora, com a possibilidade de gravar fotos e vídeos do dia a dia, usuários do Snapchat estão voltando para o Instagram, já que é mais fácil usar um aplicativo só. Com isso, o tempo gasto no Instagram vai aumentar, contribuindo com a monetização do aplicativo com a inserção de mais publicidade.

No mundo do Marketing Digital, as coisas acontecem num piscar de olhos e é preciso estar atento às mudanças e se adaptar rapidamente para não perder o market share.

lucila.kawai

Publicitária, pós-graduada em Gestão de Marketing e especialista em Marketing Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *